Last updated: 18 Jun, 2020

Um sonho

Deveria haver em alguma parte sobre a terra um lugar que nenhuma nação possa considerar como sua propriedade exclusiva, um lugar onde todos os seres humanos de boa vontade, sinceros em suas aspirações, poderiam viver livremente como cidadãos do mundo, obedecendo a uma única autoridade, a da Verdade Suprema; um lugar de paz, concórdia, harmonia, onde todos os instintos de luta do homem seriam usados exclusivamente para conquistar as causas do seu sofrimento e miséria, para vencer suas fraquezas e ignorância, para triunfar sobre suas limitações e incapacidades; um lugar onde as necessidades do espirito e a preocupação com o progresso teriam precedência sobre a satisfação dos desejos e paixões, a busca pelos prazeres e satisfações materiais.

Neste lugar, as crianças poderiam crescer e desenvolver-se integralmente sem perder contato com suas almas. A educação seria dada não com o propósito de fazer exames e obter certificados e postos, mas sim para enriquecer as faculdades existentes e produzir novas. Neste lugar, títulos e posições seriam suplantados por oportunidades de servir e organizar.

As necessidades materiais seriam providas por igual tanto individual como coletivamente. Na organização geral a superioridade intelectual, moral e espiritual não se exprimirà através do predomínio dos prazeres e poderes da vida, mas pelo aumento dos deveres e das responsabilidades.

A beleza artística, em todas as suas formas: pintura, escultura, leitura serão disponíveis igualmente a todos, a oportunidade de compartilhar das alegrias que elas trazem serà limitada somente pela capacidade de cada um e não por sua posição social ou financeira.

Pois neste lugar ideal, o dinheiro não serà mais o senhor soberano. O mérito individual terá maior importância do que o valor dado a riqueza material e a posição social.

O trabalho aí não seria um meio de ganhar a vida, mas sim o meio através do qual o indivíduo se expressa, desenvolve suas capacidades e possibilidades, ao mesmo tempo executando serviços para todo o grupo, o qual por sua vez proveria a subsistência de cada um em seu campo de atividade.

Um suma, seria um lugar onde as relações entre seres humanos, normalmente baseadas quase que exclusivamente em competição e discórdia, seriam substituídas por relações de estimulo ao progresso, a colaboração, relações de verdadeira fraternidade.